gama normal do nível de oxigénio no sangue

Os glóbulos vermelhos transportam oxigênio para os tecidos do corpo. Salve Chad Baker / Photodisc / Getty Images

O nível de oxigênio no sangue é uma ferramenta médica importante usada para determinar como efetivamente levar oxigênio para o corpo. Se você tem boa saúde, níveis normais de oxigênio no sangue geralmente caem dentro de uma faixa previsível. Os profissionais médicos usar duas etapas principais para determinar o seu nível de oxigênio na saturação de oxigênio no sangue e oxigênio arterial. Os valores normais diferentes para essas medidas.

saturação de oxigênio no sangue

Quando se inala, o oxigénio entra seus pulmões e se liga a uma proteína transportadora, denominada hemoglobina nas células sanguíneas. Essas mesmas células vermelhas do sangue liberam dióxido de carbono para os pulmões, deixando seu corpo quando você respira para fora. Os glóbulos vermelhos transportam oxigênio para oxigena recentemente seu corpo.

Um oxímetro de pulso usa a luz para medir o nível de saturação de oxigênio, o percentual de hemoglobina nas células sanguíneas que transportam oxigênio. Os níveis normais de saturação de oxigênio caindo entre 95 e 99 por cento.

Oxigênio no sangue arterial

Enquanto um oxímetro de pulso é o dispositivo mais comum usado para determinar o seu nível de oxigênio no sangue, às vezes é necessário analisar sangue colhida diretamente de uma artéria para avaliar o seu nível de oxigênio. Esta medida é chamada de oxigênio arterial. Um nível normal de oxigénio no sangue arterial cai geralmente entre 75 a 100 mmHg. O seu nível de dióxido de carbono no sangue e pH (uma medida da acidez ou alcalinidade) é tipicamente medido juntamente com o nível de oxigénio no sangue arterial.